Não há dúvida que a fotografia macro nos permite descobrir um mundo novo. Neste artigo vamos falar sobre as várias alternativas disponíveis para capturar este tipo de imagens.
O que é a fotografia macro?
Embora este termo seja aplicado de forma geral para qualquer fotografia onde o objecto é retratado de uma forma muito próxima, muitos apenas classificam uma fotografia como macro quando o seu factor de magnificação é igual ou superior a 1:1. Este factor é a relação entre o tamanho, no mundo real, do motivo fotografado e a sua representação no plano do sensor ou filme.
No exemplo abaixo, foi utilizada uma câmara com um sensor APS-C de aproximadamente 2.2cm de comprimento. Como podemos confirmar na fotografia do meio, quando a magnificação é 1:1, a imagem é representada em tamanho real no plano do sensor. Por outras palavras, 2.2cm da régua preenchem completamente o enquadramento da fotografia.
1:2 ou 0.5x | 1:1 ou 1x | 2:1 ou 2x |
Que material necessito?
De forma a conseguirmos magnificações mais elevadas, temos de aproximar mais a objectiva do motivo. O que acontece é que todas as lentes têm uma distância mínima de focagem, a partir da qual não é possível focar.
Para ultrapassar esta "barreira" temos várias alternativas:
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Objectiva macro dedicada
Esta é a solução mais simples e versátil mas, também, a mais dispendiosa. As lentes macro dedicadas têm a particularidade de permitir focar muito mais perto que uma objectiva "normal" conseguindo, assim, magnificações de 1:1 ou superiores. Alguns exemplos com excelente qualidade são: -
Tubos de extensão
São tubos vazios que são colocados entre a objectiva e o corpo da câmara e diminuem a distância mínima de focagem. A vantagem desta alternativa é poderem ser usados com qualquer objectiva e, uma vez que não contêm elementos de vidro, não degradam a qualidade da imagem.
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Lente invertida
Possivelmente a solução mais económica de todas, pois podemos usar uma lente que já tenhamos. Esta técnica consiste em virar a lente ao contrário. Para tal, existem adaptadores que permitem encaixar a lente invertida na câmara. As lentes fixas entre 28mm e 50mm são as mais usadas nesta técnica, sendo a magnificação maior quanto menor a distância focal da lente. É necessário ter em conta que, pelo facto de a lente ser invertida, deixa de ser possível controlar a abertura da mesma através da câmara. Por este motivo, é preferível inverter objectivas de controlo manual.
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Lentes close-up
Estas lentes enroscam-se na parte frontal da objectiva e funcionam como uns óculos de ver ao perto, permitindo focar a distâncias menores.
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Tele-conversores
São lentes que são colocadas entre a câmara e a objectiva e permitem ampliar a imagem. Se usarmos um tele-conversor de 2x com uma lente de 200mm teremos um efeito parecido ao de usar uma lente de 400mm. Como os tele-conversores mantêm a distância mínima de focagem, na prática estaremos a duplicar a capacidade de magnificação da objectiva.
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Combinações
Para obter maiores magnificações, estas técnicas podem ser combinadas e também usadas com tele-conversores. É possível, por exemplo, usar um tele-conversor, seguido de um tubo de extensão e uma lente invertida.
Independentemente da alternativa escolhida, um dos maiores desafios da fotografia macro é conseguir luz suficiente para capturar as imagens. Tal como foi referido anteriormente, a profundidade de campo diminui à medida que nos aproximamos do motivo. Em fotografia macro estas aproximações são extremas e, desta forma, muitas vezes estaremos a lidar com profundidades de campo inferiores a 1mm.
A forma de aumentar a profundidade de campo é diminuir a abertura da lente. Como sabes, quanto menor for a abertura, menos luz passará no mesmo intervalo de tempo e é este o motivo pelo qual precisamos de muita luz para este tipo de fotografia.
Desta forma, para obter fotografias de qualidade, torna-se quase imprescindível o uso de um ou mais flashes com difusores. A boa notícia é que grande parte destes difusores pode ser feito em casa!
Algumas dicas para começar...
- Persistência. Os primeiros resultados podem ser desanimadores porque muitas imagens vão ficar tremidas ou com o foco no ponto errado. Não desistas! Tenta perceber onde estás a errar e continua a praticar. A fotografia macro não é fácil, mas vale a pena!
- Se estiveres a fotografar animais, escolhe os olhos como ponto de foco.
- Qualquer movimento da câmara é ampliado em fotografia macro. Procura não usar velocidades abaixo de 1/200 (principalmente sem flash).
- Muitas vezes os insectos parecem fugir sempre que nos aproximamos. Experimenta aguardar 5 minutos no mesmo sítio e, por vezes, eles perdem o medo e voltam.
- Cuidado com o fundo! Com a emoção de estar, finalmente, a conseguir fotografar o insecto que queríamos, frequentemente não prestamos atenção ao fundo e o resultado são fotografias desinteressantes esteticamente. Tenta enquadrar o insecto de forma a que o fundo fique desfocado e verás que o motivo principal irá ganhar muito mais destaque.
- Experimenta com diferentes aberturas para obteres a profundidade de campo pretendida. Tenta não usar aberturas inferiores a f/14 para não perderes demasiada nitidez devido à difracção da luz.
- Usa focagem manual. Aproxima-te ou afasta-te do motivo para ajustar o foco com precisão.
- Respeita sempre os animais.
- Diverte-te! :)
31 comments:
O mais difícil para mim neste momento é calcular qual a profundidade de campo mínima necessária para cada situação, pois sabemos à partida que ao passarmos para lá de uma certa abertura começamos a perder qualidade de imagem.
Ainda para mais as minhas lentes não possuem medidas.
Vou-me fazendo valer do modo A-dep para ver o valor que a câmara mede, e do verificador de profundidade de campo, mas são ferramentas muito falíveis.
Parabéns pelo Blog Mário.
Está fantástico!
abraço
Johnny_wakka do forúm fotografia
Obrigado pela visita, João! :)
Um abraço
Sempre com temas interessantes. Bom 2012
obrigado pelas interessantes dicas
mais uma vez gracias pelos extraordinárias dicas .
será que sabes os preços das macros que mencionas no artigo para canon.ouvi falar numa macro 250D,sabes alguma coisa sobre esta e preço.obrigado
mário rodrigues
Olá Mário.
Nunca experimentei esses filtros mas, pelo que leio, o 250D e o 500D são dos melhores.
O 250D funciona melhor com lentes de 30-135mm e o 500D com 70-300mm. Na cameranu.nl custam 60/70€ + portes, dependendo do diâmetro.
Abraço e obrigado pela visita.
Através da Galeria Olhares descobri o seu blogue. Obrigada pela partilha do saber...
Abraço
Dicas fantásticas e preciosas. Praticamente um curso. Vai me ajudar muito, porque apesar de gostar de fotografar, sempre sentia muita dificuldade em aplicar algumas técnicas de fotografia. Consequência: a máquina semi-profissional vivia no automático, desperdiçando seus recursos.
Com a clareza e simplicidade de seus textos, a coisa agora me parece mais fácil.
Obrigada, Mário, pela generosidade em compartilhar com o mundo os seus conhecimentos.
Grande abraço e que Deus te ilumine.
Obrigado pelas simpáticas palavras, Rose.
Boas fotos!
Parabéns pelo blog! O conteúdo está bem acessível e objetivo. Muito útil!
Obrigado por compartilhar.
Obrigada pela partilha :)
Dás cursos/workshops de fotografia?
De uma forma muito resumida quais as principais vantagem e devantagens de uma máquina digital versus analógica?
Muito obrigado por compartilhar conhecimento e, sem dúvidas, muitos sorrisos. Esse "novo mundo" é fantástico!
Estou começando a brincar com fotografias. Com macro, são meus primeiros dias, e suas "dicas-aulas" foram importantíssimas!
Grande abraço!
Nossa Marcio, parabens pelo blog, muito boas suas dicas, (ou) melhor ensinamentos, será perfeito (se) você voltar a postar no blog, não só eu, mas muitas outras pessoas tambem ficariamos gratos. Obrigado e parabens!
Olá Mário! Parabéns pelo seu blog e obrigado por partilhar.
Queria pedir a sua opinião.
Tenho uma Canon 400 D e queria trocar por uma camera um pouco melhor, estou indecisa entre a 60 D ( que agora baixou de preço ) e a recente 70 D.
Se puder ajudar me , fico agradecida.
Maria Belo
Obrigado a todos pelas palavras.
Maria, já tive uma 60D e vais sentir uma grande melhoria em relação à 400D. É mais robusta, foca mais rápido e tem uma qualidade de imagem melhor, principalmente em ISO altos.
Em relação à alternativa, se fizeres também vídeo, a 70D oferece uma grande vantagem por causa do sistema de focagem para vídeo. Tem também ligeiramente melhor performance em ISO alto e mais pontos de foco (19 e a 60D tem 9).
É uma questão de ponderares e pensares se a diferença de preço não será melhor aplicada numa boa objectiva. Nunca é uma decisão fácil...
Boa sorte!
Obrigado pelo conselho, acho que o vou seguir!
Maria Belo
Adorei o teu Blog.
Assumi a fotografia como hobbie a alguns meses, sempre gostei, e enfim comprei um DSLR, e gosto muito de macro, fiz uma experiência hj usando lente invertida,tive resultados razoáveis, com problemas no ponto de foco usando a lente do kit.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=838390002856105&set=a.838389872856118.1073741839.100000553388351&type=1&theater
Minha dúvida é a seguinte, estava pensando em comprar um anel reversor de 58mm pra usar minha 50mm invertida, mas assim não vou ter controle manual do diafragma, necessitando retirar a lente a cada ajuste de abertura, já que ela é dos modelos novos, então estava pensando em usar as 2 lentes que tenho no momento, combinadas com 2 anéis, um reversor e um adaptador, mas qual seria a melhor configuração para usar essas 2 lentes que tenho no momento?
Câmera+reversor+50mm+adaptador+18-55mm ou
Câmera+reversor+18-55mm+adaptador+50mm
Desde já parabéns e muito obrigado!
Boa pergunta, Wellington!
Até hoje só fiz uma experiência com lentes invertidas. Usei uma 28mm invertida à frente de uma 100mm mas a profundidade de campo era mesmo mínima e desisti.
Já tentaste Câmara+18-55mm+reversor+50mm?
Aqui está uma discussão mais aprofundada acerca do assunto: http://photo.net/nature-photography-forum/00Yfpn
Depois conta como correu.
Boa sorte!
Mário, estou montando o kit essa semana, (manopla, pra conseguir colocar o flash logo acima do assunto, difusor lightbox, cabo extensor do flash, tubos extensores e anel inversor 52mm) tudo isso pra começar só com a 18-55mm. Acho que com o tubo extensor, vou ter mais controle de ampliação ja que são varios anéis que posso trocar ao meu gosto, e presumo que vá ter menos perda de qualidade nas fotos, por ter menos lentes no conjunto. Quanto a profundidade de campo que vc disse ter tido problema, pesquisei hj e encontrei algumas dicas, f/10 a f/13 seriam aberturas ideais, o problema é que essas lente G não mantem a abertura quando vc tira ela, entaum vou ter quer ir fazendo testes, até prender a travinha numa abertura parecida, e SIM, vai ficar escuro, entaum no caso sempre terei que ter muita luz no assunto, bom...isso são teorias, vou montar esse equipamento, testar e depois apareço aqui...
Só mais uma coisa, achei o blog desse camarada, e eleda essa dica legal...e muitas outras...não sei se vc conhece..da uma olhada!
http://kidneri.wordpress.com/2010/12/10/o-furinho-da-tampa/
Olá!
Adorei o blog, estou encantada com as dicas!
Estou começando no mundo da fotografia agora e aqui achei muita informação!
Parabéns
oi pessoal tenho uma 70d e queria comprar uma objetiva macro ate 500€ mais ou menos qual aconselham?obrigado
Ola Nuno,
Até 500€ aconselho-te a Canon 100mm f/2.8 USM Macro, é excelente!
Tenho que colocar. abertura ou velocidade fixas em algum número par fotografia macro?
Excelente sua explicação! Obrigada.
Excelente sua explicação! Obrigada.
Excelente a sua explicação. Muito obrigado
Cumprimentos
Adolfo Usier
http://www.adolfousier.com
Parabéns pelo seu excelente blog.As dicas são explicadas de maneira simples e de fácil compreensão.Obrigada pela partilha.
Excelente artigo, abordou o tema de forma completa.
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