É claro que este conceito resulta muito bem em retratos mas também pode ser usado em outras situações, basta usar a imaginação.
Antes de explicar como conseguir controlar a profundidade de campo gostava de alertar para o facto de a capacidade de desfocar alguns elementos da imagem depender muito do tipo de máquina fotográfica e da lente.
Primeiro, nem todas as máquinas têm um modo manual onde o utilizador pode definir as configurações a usar para uma determinada fotografia. Além disso, nas câmaras compactas, por terem sensores pequenos, não é possível obter profundidades de campo tão pequenas como nas câmaras com sensores maiores como as dSLR (digital single lens reflex).
Como já referi no post anterior, a profundidade de campo está relacionada com a abertura. A forma mais simples de a controlar na câmara é escolher o modo denominado "Prioridade à Abertura". Esta opção vai permitir-nos escolher o valor da abertura e, com base no valor inserido, a câmara calcula automaticamente a velocidade de forma a obter a exposição correcta. Nas Canon este modo chama-se Av e nas Nikon A. Para outras marcas encontrarás facilmente esta opção no manual de instruções.
No exemplo em baixo, usei aberturas diferentes à mesma distância para comparar os resultados. Para a primeira foto escolhi o modo de "Prioridade à Abertura" e optei pela abertura máxima possível nesta lente (f/5.6). Na segunda foto especifiquei uma abertura mais pequena (f/13).
Como podes ver, com uma abertura maior conseguimos um fundo muito mais desfocado, ou seja, uma profundidade de campo menor.
|
|
Abertura maior (f/5.6) | Abertura menor f/13 |
Mas não é apenas com a abertura escolhida que controlamos a profundidade de campo. A distância a que estamos do objecto a focar e a distância deste ao fundo vão também determinar a profundidade de campo que iremos conseguir, ou seja, até que ponto o fundo da imagem ficará desfocado.
Como podes ver no exemplo abaixo, utilizando a mesma abertura, na imagem em que o objecto está mais próximo conseguimos um fundo mais desfocado (menor profundidade de campo). Por outro lado, na imagem em que temos o objecto principal mais afastado, o fundo está bastante mais focado.
|
|
Mais perto (f/5.6) | Mais longe (f/5.6) |
É importante referir que, se não me tivesse afastado fisicamente do objecto mas tivesse usado uma distância focal menor (menos zoom), o efeito na profundidade de campo teria sido exactamente o mesmo.
Agora não há nada como pôr os conceitos em prática para os compreender a 100%. Consulta o manual da máquina para saberes como escolher o modo de "Prioridade à Abertura" e experimenta com diferentes aberturas e distâncias.
Podes usar o espaço de comentários para dúvidas e sugestões!
25 comments:
bom tutorial!! vou tentar saber como fazer na minha maquina.
Boa ideia.
Utilizar o blog para ajudar os outros.
Muito bom! Tinha esta dúvida da profundidade de campo (ainda não sabia como se aplicava) e agora já sei e já pus em prática :)
Obrigada!
Boas Mário. Parabéns pela iniciativa de ajudar os outros, espero que sigas com isto para a frente, vou acompanhar este blog :) (... este blog faz anos no mesmo dia que eu lol) Um abraço!
Este blog é realmente uma GRANDE ajuda para quem está neste bonito mundo que é a fotografia.
Obeigado ^^
Como sou novo nesta área ainda tenho muito mesmo para aprender e este blog da me uma grande ajuda!
:D
Obrigado, peço desculpa enganeime --' :b
Obrigado a todos pelos comentários, é muito bom receber estas palavras de incentivo!
se vires alguem a pescar nao lhe dês um peixe ,mas ensina-o a pescar,,,,
obrigado pelas dicas
Obrigado por estas maravilhosas dicas!!!
Muito esplicito e boas dicas obrigado!!
Se alguém tive se me explicado isso antes acho que eu não teria tantas duvidas, muito bom tutorial, parabéns!
FABULOSO!
Ora aí está o importante da arte no saber explicar.
Em poucas frases de designa tudo o que há para ser compreendido sobre a profundidade de campo.
Tiro-lhe o chapéu.
Você é um grande inimigo de qualquer escola de fotografia.
Kamane
Obrigado a todos pelos comentários!
Kamane, inimigo não diria. Prefiro a palavra complemento :)
Parabéns pelo blog, pela iniciativa. É muito bom saber que existem pessoas assim, que compartilham conhecimentos, já está nos meus favoritos. Pelas suas palavras consegui compreender as diferenças de aberturas, e os vários modos da minha máquina, obrigada mesmo.
Muito obrigado pelas palavras, Andreia.
Boas fotos!
Mário,
Excelente post e de grande utilidade. Parabéns !
Abraço
Julio
Obrigado pelo comentário, Julio.
Abraço
Muito boa a sua explicação, eu sou novato na área e sempre quis saber como desfocar. Como só tenho a lente 18-55mm, o desfoque só sai quando estou muito próximo e só dá pra fazer o rosto apenas. Mas adorei o seu post!
Obrigado Carlos.
Uma 50mm f/1.8 é uma boa aposta para umas "brincadeiras" com a profundidade de campo. Dá para fazer bons retratos.
Abraço
Boa noite, excelente blog. Obrigado pela partilha de conhecimento.
Enquanto não sei regular manualmente a minha Sony HX300, peço a sua opinião. Para fotografar movimento de forma nítida, neste caso, futebol... o que acha melhor? Modo Automático, ou Desporto, disponível no modo SCN ? E desculpe o abuso mas já agora, para este tipo de fotografia, o tripé é mesmo uma grande ajuda? Muito obrigado mais uma vez!
Adorei as dicas!!! São muito úteis. Estou me interessando pelo modo manual da minha câmera e esse Post me ajudou muito.
Muito bom o artigo !!!
Excelente a informação deste seu blog. Ajuda imenso a tirar dúvidas.
Muito obrigado pelo seu trabalho e partilha de informação.
Muitos parabéns pelo blog. Continua com o excelente trabalho.
Enviar um comentário