Se estivermos a fotografar no modo manual, podemos corrigir a exposição alterando a velocidade do obturador, a abertura ou o ISO manualmente de forma a compensar o erro de medição.
Se estivermos a usar um modo automático, como o Programa, Prioridade à Velocidade ou Prioridade à Abertura, temos de recorrer à função de Compensação da Exposição (Exposure Compensation).
Como funciona?
O conceito é muito simples. Tiramos uma foto e verificamos no LCD da câmara se ficou com a exposição que pretendemos.
- Caso tenha ficado sub-exposta compensamos positivamente (+EV).
- Caso tenha ficado sobre-exposta compensamos negativamente (-EV).
Normalmente as câmaras permitem compensar a exposição entre -2EV e +2EV, sendo esta funcionalidade activada a partir de um botão parecido com este
Alguns casos típicos
Contra-luz
|
|
Exposição correcta, segundo a câmara. | Nesta foto pretendia capturar um pouco mais do detalhe da estrutura. Para tal, fiz uma compensação da exposição de +1 EV. |
Amanhecer ou anoitecer
|
|
Exposição correcta, segundo a câmara. | Esta foto foi tirada antes do nascer do sol e precisei de compensar a exposição com -2 EV para conseguir reproduzir as tonalidades que o céu apresentava no altura. |
Motivos pretos/brancos (ou quase)
|
|
Exposição correcta, segundo a câmara. |
Ao medir a luz na cabra, por esta ser preta, a câmara sugeriu uma exposição mais clara porque achou que estava escuro. Neste caso, foi preciso compensar a exposição com -2 EV.
Pelo motivo inverso, se o motivo for branco, a câmara vai sugerir uma exposição mais escura e teremos de compensar com EV positivo. |
Com a prática, vamos aprendendo a identificar estas situações e fazer a devida compensação mesmo antes de tirar a foto. No entanto, convém sempre dar uma olhadela ao LCD para nos assegurarmos que as fotografias ficaram bem expostas.
Conclusão
A medição de luz das câmaras modernas é bastante avançada e, na maior parte das vezes, não necessitamos de recorrer à compensação da exposição. No entanto, como podes ver, existem situações em que a medição da câmara não é a ideal e nós, como bons fotógrafos que somos, temos de saber dar a volta à situação! :)
A câmara é apenas uma ferramenta e temos de a dominar a 100% para conseguirmos tirar as fotos como as idealizamos, independentemente da situação.
18 comments:
Excelente o teu blog! Vai me ajudar muito na minha busca por fotos perfeitas. Te agradeço desde já.
Suzana Gudolle
Muito bom o texto. Você escreve de uma maneira fluida, bem leve de se ler. Parabéns.
Um comentário para quem deseja saber algo mais. A medição de luz feita pela câmera é uma medição da luz refletida pelos objetos e o "fotômetro" da câmera é regulado com a suposição que a luz sendo refletida é de apenas 18% (quem é da antiga lembrará do cartão cinza médio da Kodak). Já os fotômetros de mão medem a luz incidente e não apresentam essa falha de medição, mas é preciso estar junto ao objeto a der fotografado.
Agradeço aos dois pelos comentários.
Flávio, muito obrigado pela informação adicional, é muito relevante e ajuda a perceber melhor como funcionam os fotómetros. Com isto o artigo fica muito mais completo.
Espero que continues a seguir o blog e a contribuir com o teu conhecimento.
Um abraço
Muito boa informação. Parabéns pelo blog!
Hey Mário tudo bem? Fiquei conhecendo seu blog atraves do site Olhares. Vc me deu as boas vindas! rsrsrs
Bem estou fascinado pelo seu trabalho, cada fotografia linda, Parabéns! E, agora virei seguidor do seu blog; ja me esclareceu muitas dúvidas que tinha, agora tenho que fazer a lição de casa e por tudo em prática.
Parabéns pela iniciativa do blog, esta tudo excelente!
Diego Faturine - Rio das Ostras/RJ - Brasil
Bom para quem não sabe, como é o meu caso. Vou começar a acompanhar o seu blog. Eu fotografo por instinto e com conhecimentos na base do senso comum. Obg pela partilha.
http://dialogoscomsilencio.blogspot.com
Adorei suas dicas! Quando puder de uma olhada nas minhas fotos.
Acabei de completar um curso no Brasil, to entrando para o mundo da fotografia agora!
paolacorreia.blogspot.com
Obrigadoo!
Sou iniciado no mundo da fotografia e o teu site ajudou-me imenso. Li todos com muito agrado, fico a espera de novas dicas.
Também iras falar de técnicas de edição?
Sim, João. Tenciono falar sobre técnicas de edição mais à frente.
Mais uma vez obrigado a todos pelos comentários!
Que maravilha. ADOREI passar por aqui...virei mais vezes, estou certo.
Muito obrigado.
Carlos Almeida
Fantástico.
Sabia do assunto mas fiquei muito mais culto em relação a esposição correta ;).
Muito obrigado, prometo voltar.
Kamane
Obrigado pela visita!
Obrigado pelo comentário, Rafael.
Não percebo, no entanto, porque tenho de fazer essa correcção. A palavra "câmaras" é o plural de "câmara". http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=c%u00e2maras
Ajuda muito este blog , pois adquiri uma Canon EOS 700D e quero aprender muito mais sobre fotografia , embora com uma outra anterior de rolo a Canon EOS 1000FN , era diferente de trabalhar pois os erros não podiam acontecer as revelações eram cara agora sim com esta e com a ajuda do blog vai ser uma mais valia ....obrigado
me ajudou muito,tirei minhas duvidas, obrigada!
Foca essa foca modaFoca!
Excelentes dicas! Vlw mesmo!!!
Enviar um comentário