Modos da Câmara

Canon Nikon Sony

É com esta "rodinha", ignorada por muita boa gente, que tomamos a primeira decisão antes de tirar uma fotografia: Que modo escolher?
É claro que antes de decidir é importante perceber qual a função de cada modo e a que situações se adequa.

Se a tua máquina é de outra marca e os símbolos forem diferentes, aconselho-te a consultar o manual de instruções para os identificares.


Automático (verde)


Este modo está indicado para pessoas que não têm noções básicas de fotografia ou não querem pensar muito. Não vou falar sobre ele porque, com esta opção, é a câmara que toma todas as decisões e não é isso que queremos, certo? :)


Programa (P)


Este modo é bastante parecido com o automático mas permite algumas configurações extra.
Tal como no modo automático, quando pressionamos o botão do obturador até meio a câmara vai escolher uma combinação velocidade/abertura de forma a obter a exposição correcta. A vantagem deste modo é que podemos, de seguida, alterar esta sugestão para combinações velocidade/abertura equivalentes.

Tanto neste modo como nos outros as alterações são feitas através de uma "rodinha" ou botão que a câmara tem para o efeito e a sua localização varia de câmara para câmara. Na Canon 450D, por exemplo, a alteração faz-se na "rodinha" secundária que está perto da "rodinha" de selecção de modo.

Imagina, por exemplo, que estás a fotografar uma corrida de motos e precisas de uma velocidade alta para "congelar" o movimento. Pressionas o obturador até meio e a câmara escolhe a combinação 1/125, f/8. Neste modo podes alterar esta combinação para qualquer outra que te permita uma maior velocidade mas mantendo a quantidade de luz captada:
  • 1/250, f/5.6
  • 1/500, f/4


Prioridade à Velocidade (Tv ou S)


Voltando ao exemplo da corrida de motos, rapidamente irias verificar que não é nada prático andar sempre a escolher essas combinações velocidade/abertura quando, na verdade, o que queres controlar é a velocidade. É aqui que o modo de Prioridade à Velocidade se revela extremamente útil.

Este modo funciona de uma forma bastante simples. Escolhes a velocidade pretendida, 1/500 por exemplo, e a câmara automaticamente calcula a abertura para obter a exposição correcta.


Prioridade à Abertura (Av ou A)


Como já deves ter deduzido pelo nome, este modo funciona de forma similar ao anterior. A diferença é que o valor que inseres é o da abertura e a velocidade é automaticamente calculada pela câmara.

O modo de Prioridade à Abertura é bastante útil em situações nas quais queres controlar a profundidade de campo, visto esta estar bastante relacionada com a abertura.


Manual (M)


Este modo é o mais complexo de todos. Enquanto que nos outros modos a câmara calcula combinações de velocidade/abertura para expor correctamente a imagem, no modo manual és tu quem escolhe tanto a velocidade como a abertura.

Para mais informação sobre o modo manual aconselho-te a ler este artigo.


Outros Modos


Como já deves ter reparado, existem outras opções na "rodinha". No entanto, os outros modos estão indicados para utilizadores que não estão familiarizados com os conceitos básicos de fotografia.
Estes modos usam configurações pré-definidas para determinadas situações. No modo de desporto, por exemplo, o que a câmara faz é garantir que a velocidade do obturador é alta.

É importante perceber que o efeito de qualquer um destes outros modos pode ser replicado usando os modos básicos de que falei.


Conclusão


Se realmente queres aprofundar a tua técnica e conhecimento da fotografia, aconselho-te, numa primeira fase, a usar sempre os modos de Prioridade à Abertura e de Prioridade à Velocidade.
Os primeiros resultados podem não ser os melhores mas, desta forma vais ganhar consciência do efeito que a escolha da abertura e da velocidade do obturador têm na fotografia. Acredita que é mais fácil do que parece.


Podes usar o espaço de comentários para dúvidas e sugestões!

© Mário Pereira - 2012
Proibida a cópia integral ou parcial dos textos


13 comments:

Evando F. Lopes disse...

Parabéns pela iniciativa de criar esse blog!

"Ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar e ninguém sabe tanto que não possa aprender."

Unknown disse...

Gostei muito do teu blog, nunca tinha visto nenhum assim, grande ideia!!!
Numa linguagem simples e acessivel a qualquer principiante explicas muito bem todas as dúvidas. O que eu procurei uma coisa assim há uns dois anos atrás..... mesmo assim acho que ainda vou aprender muito contigo!
Beijos e muitos parabéns

Mário Pereira disse...

Obrigado a pelos comentários, é muito bom receber estas palavras de incentivo!

Anónimo disse...

parabéns mário, poucas pessoas teem esta iniciativa, ensinar sem cobrar bem hajas miudo...bj

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog , muito bom!

João Fragoso disse...

Parabens pelo blog, vai-me ajudar muito neste meu inicio na arte de fotografar...Extraordinário

Ana Karina Mag disse...

Você não sabe o quanto me ajudou! Estou começando agora e mesmo lendo o manual, por causa da linguagem, ainda estava quebrando a cabeça! rsrs
Vc explica de modo simples e objetivo! Valeu!

JoanaLia disse...

Sou uma novata no 'Olhares' e como vi por la o teu comentario de boas vindas resolvi espreitar as tuas fotos e sao realmente muito boas... E este teu blog tambem esta fantastico, e bastante util para quem quer iniciar uma nova fase de clicks ;)

Muitos parabens e boa continuacao... Vou "seguir-te de perto"!

Diogo Lopes disse...

Um blog que realmente oferece as bases, utilizando uma linguagem acessível a todos e com bons exemplos.


Continua com as publicações e se possível vai aprofundando as matérias, para quem visita este blog frequentemente consiga evoluir com as teus conhecimentos. Acredito que também podes aprender muito aqui!

Parabéns pela a iniciativa !

Anónimo disse...

Simplesmente perfeitoooooooooooo....Você tem uma forma tão clara de explicar. Tô fazendo curso de fotografia e aprendi muito mais lendo seus posts do que o curso...rs...o professor sabe muito, mas não foi claro como você. Obrigada!!!!

Anónimo disse...

Este site foi mesmo feito para quem quiser entrar no mundo da fotografia!
Os meus parabéns e o meu muito obrigado

Vagalumeazul disse...

Dicas de um expert. Seguirei teus conselhos. Muito obrigada.

Florzinha disse...

Já li vários artigos e livros de fotografia e tudo parecia um bicho de 7 cabeças. Sua linguagem é claro e me despertou o interesse de estudar. obrigada por compartilhar seu conhecimento e didática

Enviar um comentário