Noções Básicas de Fotografia

Já há algum tempo que as máquinas fotográficas são tão automáticas que a grande maioria dos utilizadores não sabe o que significam termos como velocidade do obturador, abertura ou profundidade de campo. E porque é que haveriam de querer saber? A resposta é simples: Para poderem fotografar da forma que querem e não da forma que a máquina quer.
Vou tentar descrever os conceitos básicos da fotografia sem entrar em grande detalhe. Este post é uma introdução e estes conceitos vão ser desenvolvidos de uma forma mais aprofundada em posts futuros.


Luz


A palavra fotografia significa "desenhar com a luz"[1]De uma forma muito resumida a fotografia é "desenhada" com a luz que é captada pelo sensor da câmara - sem luz não haveria fotografia. Ou melhor... haveria uma fotografia preta! :)
É importante conhecer a luz e saber quando se pode aproveitar a luz natural, quando é necessário recorrer a luz artificial ou até mesmo combinar as duas. Este é sem dúvida o conceito mais importante porque todos os outros estão ligados a ele directa ou indirectamente.


Exposição


É a quantidade de luz que é captada pelo sensor.

Fotografia sobre exposta Fotografia sub exposta Fotografia com exposição correcta
Com demasiada luz a foto fica sobre-exposta e perde detalhe nas partes mais claras. Com pouca luz a foto fica sub-exposta e perde definição nas partes mais escuras. Com a quantidade certa de luz conseguimos uma exposição equilibrada.

Já veremos em futuros posts como configurar a medição da exposição na câmara quando, como na imagem abaixo, existem zonas com luminosidade muito diferente.

Esta imagem está exposta de forma a que o sol fique com a exposição correcta. O resto da fotografia ficou sub-exposto.

Entender o que é a exposição e como ela limita a fotografia é essencial para conseguirmos captar as imagens como as idealizamos.


Velocidade do Obturador


A velocidade do obturador ou tempo de exposição define o período de tempo que deixamos o sensor da máquina exposto à luz. Sempre que pressionamos o botão do obturador estamos a abrir uma "cortina" à frente do sensor de forma a deixar a luz passar e gravar a imagem. Já deves ter visto na câmara ou nos detalhes de uma fotografia no computador um valor representado da seguinte forma: 1/30, 1/60, 1/125 ou 1/1000. Este valor representa o tempo, em segundos, que o sensor está exposto à luz. Normalmente é uma fracção de segundo mas pode ser de vários segundos, minutos e até horas!
E como é que este valor influencia a fotografia? De duas formas:
  1. Quanto mais tempo a "cortina" estiver aberta mais luz é captada pelo sensor e, quanto mais luz, mais exposta (clara) fica a fotografia. A relação não podia ser mais simples: o dobro do tempo deixa entrar o dobro da luz. Por exemplo, 1/30 deixa entrar o 2 vezes mais luz que 1/60.
  2. A velocidade também é responsável pela forma na qual os objectos ficam gravados na imagem. No exemplo abaixo podes ver duas fotografias tiradas a velocidades muito diferentes.
Uma fotografia a alta velocidade (1/4000) "congela" a água no ar. Uma fotografia a baixa velocidade (1/8) cria um efeito "fantasma" arrastando tudo o que se move na imagem.



Abertura


A abertura refere-se, como o próprio nome indica, à abertura do diafragma da lente.
A representação numérica da abertura segue uma sequência de valores um pouco estranha (f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, etc) e, de momento, não vamos entrar em detalhes porque a explicação pode ser maçadora e não é relevante.
A figura abaixo ajuda a perceber a sequência destes valores e qual o seu significado prático em termos da área aberta no diafragma. Como podes ver, quanto maior o número, menor é a abertura.



E como é que a abertura influencia a fotografia? De duas formas:
  1. Quanto maior é a abertura, maior a quantidade de luz que é captada pelo sensor e, quanto mais luz, mais exposta (clara) fica a fotografia. Aqui a regra do dobro também se aplica. f/2.8 deixa entrar 2 vezes mais luz que f/4 e, 64 vezes mais que f/22.
  2. A configuração da abertura também nos permite obter diferentes profundidades de campo.
Uma abertura grande faz com que elementos mais afastados do ponto de focagem fiquem desfocados (menor profundidade de campo). Uma abertura pequena deve ser utilizada quando se pretende que objectos a distâncias diferentes fiquem simultaneamente focados (maior profundidade de campo).



Conclusão


Qualquer fotografia é a combinação de uma determinada velocidade com uma determinada abertura. O desafio está em compreender, dependendo da situação, qual a melhor combinação para obter o resultado que idealizamos.
Os próximos posts terão conteúdo mais prático e dicas de como aplicar estes conceitos.

Podes usar o espaço de comentários para dúvidas ou sugestões!

© Mário Pereira - 2012
Proibida a cópia integral ou parcial dos textos


54 comments:

Judite disse...

Sou seguidora do teu trabalho no olhares há algum tempo. Obrigada por partilhar estas dicas. Vou estar atenta às próximas!!

Argos Photos disse...

Sua iniciativa de querer ajudar as pessoas na difícil técnica de fotografia é louvável. Parabéns!!!!!

Pimenta disse...

Parabéns está didático e leve para aprender.Tenho um Canon EOS 50D e uso o modo A-DEP , quando fico confuso em relação a profundidade de campo, neste modo a profundidade é priorizada.Parabéns e obrigado pelas informações.

Mário Pereira disse...

Pimenta, nunca usei esse modo. Pelo que percebi é bastante parecido com o da prioridade à abertura.
Obrigado por partilhares!

Anónimo disse...

realmente parabéns pela iniciativa! mt bom!
materias bem diretas! mt bom!

parabéns pelo blog de modo geral!

Anónimo disse...

e o topo do blog?!
hahahaha
"foca essa foca" fantastico!!! h

Mário Pereira disse...

Obrigado a todos pelos comentários, é muito bom receber estas palavras de incentivo!

Augustofinotti disse...

COMPANHEIRO SOU SEU FÃ!!!

Parabens pelo trabalho, material muito bem escrito.

Estou seguindo seus trabalhos no site "olhares" e aqui tambem... Parabens!!

Ireno Romero disse...

estou iniciando na fotografia e já vi algumas apostilas, mas achei suas explicações mais didáticas e de fácil compreensão. vou ler as outras dicas. acompanho no olhares também. obrigado por compartilhar conhecimentos

Anónimo disse...

excelentes dicas e explicações de fácil compreensão! obrigada por partilhar! vs

gepeto disse...

Olá tenho uma fuji s1800 gostaria de algumas dicas, de veloidade iso e obsturador

Mário Pereira disse...

Olá gepeto.
Infelizmente nunca tive a oportunidade de usar essa câmara e, por isso, não te posso dar dicas específicas.
No entanto, os conceitos que estão nestes artigos são gerais e podem ser aplicados em quase todas as câmaras. Aconselho-te a ler o manual de instruções para perceberes como configurar esse modelo em particular.

Um abraço e bom Natal.

Álvaro Pereira disse...

Excelente iniciativa.

Bete disse...

Mário,
Obrigada por partilhar seu precioso conhecimento... estou aproveitando cada dica sua.
Gostaria de sugerir um artigo sobre fotografias noturnas... é minha maior dificuldade.
Feliz Ano Novo!
Bete Maciel

Mário Pereira disse...

Bete, obrigado pela sugestão. Espero ter oportunidade para escrever um artigo sobre esse tema em breve.
Feliz 2011!

QUIM disse...

Olá Mário... faço parte da comunidade do OLHARES, "santos joaquim"; noentanto ando por aqui a tentar perceber e aprender algumas técnicas de fotografia: e deparei-me com este blogue muito bem construido e com linguagem muito facil de entender; Ganhei gosto pela fotografia, com a Nikon D3100 vou tentar fazer algumas boas fotos com a ajuda das tuas dicas.
Abrçº.
Santos Joaquim.

Anónimo disse...

Explicação perfeita :)
Transparente como a água ;)
LoVe it <3

Anónimo disse...

Agradeço o elogio,e parabéns pelo blog!

Nilcelio Rodrigues disse...

Olá recebi um comentaria em uma de minhas fotos, na galeria no olhares como ainda sou iniciante, não conseguir deixar nenhum comentario lá, mas até que foi bom pois agora sou o seu mais novo seguidor e essas dicas vai ser muito útil para mim obrigado por fazer cada iniciante um profissional mais experiente.
__________________________________________________
Http://nilcelio.daportfolio.com

Sérgio Paulo disse...

Parabéns pelo blog!!

Helinho disse...

Valew Mario suas dicas sao muito valiosas,ja estou aprendendo muita coisa aki com vc.valew mesmo!

Renata Berman disse...

adorei o blog!! parabéns!

luiz macedo disse...

Sr.Mario Pereira,Obrigado por compartilhar seus conhecimentos na fotografia,pois pessoas iguais a Mim,precisam de pessoas iguais a Voce,gostei muito do blog...parabenssss...

zibiamaltafotografia disse...

Ai, adorei seu blog, o título é show, virei sempre aqui

Jorge Oliveira disse...

Parabens pelo blog. Esta 5*****.

Bruno Reis disse...

Iniciante no seu blog, mas já interessado.

Vou segui-lo.

Obrigado

Cumprimentos,
Bruno Reis

Roberto de Oliveira disse...

Amigo Mário suas dicas são Ótimas servem para
aplicar-mos em nossa fotos e tomar cuidado em
não exagerar em nossa imagens.Admiro seu trabalho
Abraço.Roberto de Oliveira

Anónimo disse...

Obrigado pelas informações disponibilizadas.
Rarabéns pelo excelente trabalho

Anónimo disse...

ola pessoal tb estou a gostar do blog,bem fácil de entender .tb comecei á uns meses comprei uma cannon 1000D e tenho tirado muitas para o lixo, mas estou cada vez aprender mais tb estou nos olhares se quiserem la passar para dar uma opiniao sobre as fotos é muito importante para mim ,além de ser mais velho que muitos daqui adoro e tenho paixao pela fotografia,o meu interesse é saber mais sobre as aberturas e fotos nocturnas e arrastamentos de cachoeiras..........aprender nunca ocupa espaço...........estevesjoao75@gmail.com joao antonio esteves

Anónimo disse...

ola Mário cá estou eu novamente,tenho 3questoes a por:tenho a cannon 1000d 18/55 e a 70/300,só que andar sempre a mudar de objectiva torna-se muito chato por vezes.Gostava de saber de uma objectiva boa com uma lente tb boa,porque parece que esta que veio com o kit não é grande coisa,nem tem estabilizador de imagem,porque quando tento fotografar passaros ao longe fica bem e tiro com uma de 3oomm quando puxo a imagem ,meu deus!!!!é que tb parece que so tem 10mega pixeles,que fazer?comprar uma objectiva ou outra máquina mais avançada?a outra pergunta é para fazer macro poderei usar esses aneis de rosca?aquela foto que tens da abelha com uma qualidade espectacular foi feita com que lente?obr e descp esta estensao de perguntas
estevesjoao751@gmail.com

Mário Pereira disse...

Olá João,
Uma das vantagens das dSLR é permitirem-nos trocar as objectivas e podermos, assim, usar lentes com características específicas para diferentes situações. É claro que por vezes é chato trocar a objectiva e, para isso, há lentes super-zoom (como as 18-200mm e 18-270mm). No entanto, estas comprometem o desempenho para proporcionar maior versatilidade. Tens de ver o que é mais importante para ti.
Em relação à tua 70-300, é realmente um problema fotografar a 300mm sem estabilizador. Se não trocares para uma objectiva com estabilizador, vais ter de começar a usar tripé ou monopé para fotografar a 300mm quando a luz não for intensa. O problema não são os 10MP da tua câmara. Quanto mais MP, mais se notam as imperfeições da foto.
Para fotografia macro, o melhor é leres este artigo: http://focaessafoca.blogspot.com/2011/10/fotografia-macro.html
As fotos macro que eu tiro são com a Canon 100mm f/2.8 Macro.

Um abraço,
Mário

Anónimo disse...

obrg Mário,risosssssssss mas fiquei sem saber á mesma,,pronto ok eu quero qualidade de uma foto ,quando ver a foto tirada e possa dizer .está um espanto ,com brilho ,nitidez,vou mais para tipo de paisagens museus e dia a dia ,pessoas na rua,por isso achas que com a 1000d e por outra objectiva fico bem' ou compro outro corpo,uma mais avançada porque esta é mesmo a mais fraquinha náo é?porque uma objectiva custa 780 euros por aí como deve ser devo arranjar uma melhor que a minha por esse preço?...descp mais uma vez
tens sido uma pessoa á maneira e simpatica a responderes ás questoes dou-te os meus parabens a este teu blogue ,muito fácil de entender para toda a gente que quer dar os primeiros pas
estevesjoao751@gmail.com

Mário Pereira disse...

João, eu não te posso sugerir uma objectiva em particular. O que tens de entender são as características que queres. Qual a distância focal? Para paisagens, museus e pessoas na rua, penso que a tua 18-55mm seja suficiente. O problema será nas distâncias focais maiores (quando quiseres mais alcance) e aí uma 70-200 ou 70-300 com estabilizador será a solução mais indicada.
Em relação à 1000D, esta é capaz de obter imagens de muito boa qualidade. Se a tua queixa é a nitidez e brilho, o problema não é a câmara.
A solução passa por perceber se a limitação é da lente ou se a técnica aplicada não é a mais correcta. Uma foto tirada a 1/10 segundos com a lente 300mm mais cara do mundo na melhor câmara e sem tripé, vai ficar sem nitidez!

Boa sorte!

Unknown disse...

Olá! Só deixando um comentário para agradecer, acabo de comprar uma camera muito boa e precisava exatamente disso pra começar! Também, achei o nome do blog genial! hahaha :)

Abraços!

Anónimo disse...

Gostei das suas dicas. Tenho uma compacta digital para as as fotos de familia mas vou comprar uma reflex e voltarei ao seu blog! muito obrigado

MARLON METAL disse...

belas dicas brother.

Anónimo disse...

Amigo Mário,entrei por acaso no seu blog,gostei tanto que estive cerca de 4 horas lendo e relendo,está tudo muito bem explicado que nos leva a querer saber tanto como o professor,quem me dera!estou muito longe disso.Tenho há pouco mais de um ano uma reflex canon 450d,com objectiva 250m/m.Estou também nos olhares e nos reflexos.Gostei imenso das suas fotos,vou deixar os meus comentários às suas fotos.Um grande abraço.Bom fim de semana,e obrigado por esta grande lição fotográfica.Tó Cortez

Rafael disse...

Very good job! I really learn a lot from the tips that you provide in this blog. Obrigado!

Ana Luísa disse...

Parabéns!! Seu blog está até salvo nos meus favoritos, sempre entro quando tenho alguma dúvida em relação ao uso da minha câmera.
Muito Obrigada :))

Anónimo disse...

Gostaria muito de continuar a apprender com as explicaçoes magnificas apresentadas nesse blog,
parabens Mario . . .

Ana Tereza disse...

Acabo de compra um câmera e essas dicas vão me ajudar bastante! Obrigada!

Nocas disse...

Olá Mario, Parabéns pelo seu trabalho, adorei o post. Simples e objectivo!

Descobri a paixão pela fotografia, recentemente e decidi apostar numa boa máquina, porque decidi que é nisso que me quero profissionalizar.

Neste momento preciso de conselhos na compra da máquina.
Que maquina + acessórios me aconselha?

Cumprimentos,
Nocas

Mário Pereira disse...

Obrigado, Nocas.
Assim sem grandes pormenores é complicado dar uma sugestão. Envia-me um e-mail ou uma mensagem no facebook com mais detalhes.

Anónimo disse...

ola mario uso uma 50d com a objectiva de 85mme outra de 55mm estou tendo problemas em termos de focagem,que faxo?

Mário Pereira disse...

Anónimo, envia-me um e-mail ou uma mensagem no facebook com mais detalhes.

Anónimo disse...

ola mario uso o modo manual,mais esta sendo dificil acertar a nitidez da imagem,alguma sugestao?

Anónimo disse...

Tenho uma dúvida, entre várias. Se a f/2.8 duplica a entrada da luz para f/4, como é que para f/22, entra + 64 qtd de luz. Obrigado, Mário.
Manuel
mmirandaneto@gmail.com

Mário Pereira disse...

Olá Manuel.
Em cada "salto" do nº F, a luz duplica.
f/2.8 -> f/4 = 2
f/2.8 -> f/5.6 = 2 x 2 = 4
f/2.8 -> f/8 = 2 x 2 x 2 = 8
f/2.8 -> f/11 = 2 x 2 x 2 x 2 = 16
f/2.8 -> f/16 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32
f/2.8 -> f/22 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64

Abraço

Karla Gomes disse...

Fez parecer relativamente fácil. Acabei de ganhar uma máquina digital. Vou tentar me divertir um pouco

Anónimo disse...

Parabens pelo blog!
Excelente serviço à comunidade :)
Continue assim,
LS

Anónimo disse...

demais!

jamaica disse...

prezado amigo
como fazer uma foto de qualidade com a lente nikkor af 70-300mm f/4-5.6g com camera nikon na d5100, como regula a objetiva a uma distância de 5 metros.
atenciosamente,
paulo jamaica

Adolfo Usier disse...

Parabens pelo blog!
Excelente serviço à comunidade :)
Cumprimentos
Adolfo Usier
http://www.adolfousier.com

Anónimo disse...

Muito obrigado pelo seu Post. Me ajudou bastante e esta me ajudando. Pois irei realizar um projeto que sera sobre Fotografia e envolve tudo isso.. E agradeco muito por esse basico que vc postou.

Enviar um comentário